Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir

O podcast é uma ferramenta de publicação de conteúdos multimídia na internet. De forma resumida, é como se fosse um rádio online que pode ser escutada a qualquer momento. Esse formato de oferecer informação ao público tem se tornado cada vez mais comum, o que é interessante já que tempos atrás, apenas rádio e televisão tinham esse poder.

Sem contar que é mais prático pois o ouvinte pode ir aonde quiser, ouvindo seu programa preferido em diversos dispositivos diferentes. A maioria dos podcasts são gratuitos, o que torna o serviço ainda mais interessante, não é verdade? Se ainda não conhece, veja quais são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir.

ANÚNCIO
Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

O Assunto

O Assunto é um podcast do G1 e apresentado por Renata Lo Prete, jornalista da Rede Globo. O programa está no ar desde 2019 e já se tornou um dos podcasts com mais acessos do Spotify. A proposta é falar sobre assuntos relevantes do país e discutir problemáticas que estão em alta nos noticiários.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

O podcast atingiu o marco de 7 milhões de downloads. De acordo com a avaliação da Apple Podcasts, O Assunto foi nomeado como um dos melhores de 2019. Inclusive, ganhou o prêmio iBest em 2020, como escolha do júri oficial. O programa tem duração de 20 minutos, tempo que é utilizado pela jornalista principal e por seus convidados.

Então, se quer estar atualizado sobre política e assuntos sociais que estão em alta, O Assunto pode ser uma boa opção. Sem contar que o programa não fica preso apenas nas coisas que acontecem no Brasil, é possível ficar por dentro dos principais temas internacionais também. A cada podcast é abordado um assunto central.

NerdCast

Bem diferente de O Assunto, o NerdCast é um podcast voltado para a cultura nerd. Foi o primeiro programa de streaming de áudio focado nessa temática. Foi criado em 2006 e faz parte do blog Jovem Nerd, dos apresentadores Alexandre Ottoni e Deive Pazos Gerpe. O blog foi comprado pela Magazine Luiza.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

Assim como o programa do G1, NerdCast ficou entre os principais podcasts do país, alcançando o incrível registro de 1 bilhão de downloads. Quando foi ao ar, o podcast de Alexandre e Deive era chamado de Nerd Connection, mas algum tempo depois oficializaram-se como NerdCast.

O programa conta com episódios toda a semana. Além de games, RPG e quadrinhos, os rapazes falam sobre cinema, ciência, tecnologia, história e assuntos da cultura pop. Então, são temas interessantes para quem quer se entreter com assuntos mais versáteis. Nem sempre estamos afim de ouvir só notícias sobre política e atualidades, não é verdade?

Café da Manhã

Outro podcast com um formato mais jornalístico é o Café da Manhã, da Folha de S.Paulo. Esse é o primeiro programa da lista que tem parceria com o Spotify, tendo estreado em 2019. A apresentação ficava por conta de Rodrigo Vizeu e Magê Flores. No entanto, Vizeu deixou o programa e foi substituído por Maurício Meireles.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

Maurício é jornalista da Folha de S.Paulo e chegou a apresentar outro podcast da empresa, o Expresso Ilustrada. Posteriormente, o jornalista Bruno Boghossian passou a integrar a equipe. Os principais assuntos abordados no Café da Manhã são sobre economia, política nacional e internacional, cultura, ciência e saúde.

Além disso, os temas do cotidiano também são abordados. A programação é de segunda a sexta, a partir das 6h00. Para alguns, o podcast não é imparcial em suas falas sobre a política. Mas para tirar as conclusões, só ouvindo para saber. É possível encontrá-lo no Spotify. Cada episódio possui entre 25 e 30 minutos.

PrimoCast

Agora, se você quiser saber mais sobre finanças, o PrimoCast é o mais popular atualmente. O programa é do Primo Rico, dado ao criador de conteúdo Thiago Nigro. Hoje, ele é um dos maiores influenciadores de finanças do país. Com forte presença no Youtube e em outras redes sociais, o paulista também foi para os streamings de áudio.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

O programa tem episódios novos toda segunda-feira. O educador financeiro se apresenta com convidados e pessoas de sua equipe para levantar temas sobre empreendedorismo, investimentos, finanças e dicas de leitura. Para ter uma noção da relevância de seu programa, Thiago já contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Então, além de falar sobre educação financeira, Nigro também explora temas que afetam diretamente a economia do país. Em um dos episódios, o educador financeiro questionou Guedes sobre eventual aumento de impostos e como será o futuro econômico do Brasil. Além do Spotify, o podcast vai ao ar no Youtube.

DrauzioCast

Em um gênero totalmente diferente, temos DrauzioCast. Como o próprio nome já diz, é apresentado pelo Dr. Drauzio Varella juntamente com sua equipe. Assim como os demais que citamos, foi considerado um dos melhores podcasts de 2019 pela Apple. Os episódios saem toda semana.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

DrauzioCast trata de temas sobre saúde e doenças complexas como câncer, Alzheimer e AIDS. Também comenta sobre hábitos saudáveis e higienização, como fazer atividade física e dicas de como lavar as mãos. Apesar de serem temas particulares da medicina, a linguagem da apresentação é simples e de fácil compreensão.

É semelhante ao que o médico fazia quando participava do programa da Globo. Os episódios têm duração que podem variar entre 25 e 30 minutos. Dito isso, se o público quiser saber mais sobre a saúde, como tratar, prevenir e combater doenças, o Drazuio Cast pode ser um podcast interessante.

Autoconsciente

O Autoconsciente é um podcast interessante para quem quer se conhecer melhor. O programa fala sobre emoções, mente e outros assuntos que promovem o autoconhecimento. A atração se apresenta como sendo uma oportunidade de ter uma relação mais leve consigo mesmo. A apresentadora é Regina Giannetti.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

Giannetti é conhecida como especialista em mindfulness, técnica que ajuda as pessoas a terem atenção plena. Isto é, estar consciente em cada situação da vida, respiração do corpo e movimentos. O podcast Autoconsciente é considerado o melhor nessa abordagem. Prova disso é que o programa tem mais de 6 milhões de downloads.

A profissional viu a necessidade de falar sobre assunto em tempos em que a saúde mental da maioria das pessoas anda fragilizada. Em entrevista à revista Marie Claire, Regina declarou que percebeu o aumento da procura por temas como reflexões existenciais e meditação. Logo, se tornaram mecanismos para ajudar crises emocionais.

Pod Delas

Por último, mas não menos importante tem o Pod Delas, que é um podcast voltado para mulheres. A influencer Tata Estaniecki e Flavia Pavanelli eram as apresentadores originais. Entretanto, Pavanelli anunciou sua saída, sendo substituído por Bruna Unzueta. Lembrando que as meninas já têm um canal no Youtube juntas.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

Os episódios vão ao ar terças e quintas, a partir das 12:30 no Youtube e no Spotify. As apresentadoras já receberam convidadas famosas como Luisa Sonza, Priscilla Alcântara, Bianca Andrade (Boca Rosa), Rafa Kalimann, entre outras. Durante o programa, Tata e Bruna abordam assuntos como carreira, maternidade e relacionamentos.

É uma atração interessante para quem deseja mergulhar no universo feminino. Por lá, tanto as apresentadoras como as convidadas dão suas opiniões baseadas em sua ótica como mulher. Alguns homens também já passaram por lá, mas o foco principal é no público feminino. As conversas são levadas em um tom mais descontraído e sem muita seriedade.

Curiosidades sobre podcast

Agora que já sabe quais podcasts são considerados os melhores para começar a ouvir, vamos falar sobre alguns fatos interessantes sobre a ferramenta. A primeira coisa que precisa ter em mente é que o papel do podcast é justamente compartilhar conteúdos. Assim, é escolhido um tema central, o programa é criado para falar sobre determinado assunto.

Esses são os 7 melhores podcasts para começar a ouvir
Fonte: (reprodução/Internet)

É uma técnica que tem se utilizado bastante dentro do Marketing de Conteúdo, sobretudo em tempos em que o consumidor tem saído de frente da televisão. Já faz algum tempo que o público tem optado por ficar nas telas dos smartphones. Logo, os empresários passaram a aderir formatos de mídia que atendessem a necessidade do consumidor.

Criar um podcast não é fácil, é necessário estar claro o público-alvo do conteúdo. Além disso, é preciso pensar como ser diferente da concorrência, deixando o tema atrativo. Outra forma de agregar valor é tendo convidados minimamente conhecidos. Na parte visual, é importante criar imagens com áudio marketing, entre outras estratégias.

Como é feita a gravação

A parte que mais gera curiosidade sobre podcast é como ele é gravado. A melhor forma de fazer a gravação é ter um ambiente com acústica boa e com os equipamentos adequados. Dessa forma, o áudio terá qualidade. Não se esqueça que a acústica é ainda mais relevante que a potência do microfone se quiser entregar um conteúdo acima da média.

Durante a edição, os profissionais precisam ficar atentos sobre a presença de qualquer ruído. Tá, mas quais são as ferramentas para a gravação? É comum utilizarem softwares como MP3 Cut, Audacitu e MP3 Skype Recorder. Ah, o podcast não é ao vivo, portanto, vai precisar de alguém que faça a edição. Invista na amplificação do som, equalização e redução de ruídos.

ANÚNCIO