Empréstimos Caixa – Pessoal ou consignado?

ANÚNCIO

Na hora de fazer um empréstimo, são ofertadas diversas opções e as mais conhecidas são o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado. Algumas pessoas tem dúvidas sobre as diferenças e não sabem qual empréstimo da Caixa escolher.

Ao contrário do financiamento que tem destino certo, como adquirir um carro ou uma casa, os empréstimos são para emergências financeiras ou realizar outros tipos de planos, como fazer uma viagem, reformar a casa ou fazer cursos. Então, a aprovação desse tipo de crédito é mais fácil.

ANÚNCIO

Observe, que em qualquer tipo de empréstimo, os juros devem ser considerados, e é necessário tomar cuidado para não aumentar as dívidas. Por isso, é indispensável fazer um bom planejamento e escolher o seu empréstimo ideal.

empréstimo
Foto (Reprodução da internet)

Empréstimo pessoal ou crédito pessoal da Caixa

O Crédito Pessoal Caixa é um tipo de empréstimo que pode ser utilizado para diversas finalidades. Há algumas opções para que você ponderar qual a melhor opção que se encaixa à sua necessidade e capacidade de pagamento.

Você poderá pagar de uma só vez ou em prestações mensais com taxa pré ou pós-fixada. São diversas modalidades de empréstimos e financiamentos, com algumas das taxas mais acessíveis do mercado.

ANÚNCIO

Opções de crédito pessoal

  1. Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado – As prestações mensais são pagas com uma taxa pré-fixada, ou seja, com valor fixo definido desde o momento da aplicação financeira. Você poderá escolher o prazo para pagamento, que pode ser entre 1 e 48 meses.
  2. Crédito Pessoal Mensal Pós- Fixado – As parcelas são pagas com taxa pós-fixada, ou seja, que está relacionada ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), o que significa que o valor total do empréstimo, pode sofrer algumas alterações a cada mês devido à variação do índice. Nesta opção, o pagamento deve ser feito de 4 a 36 meses.
  3. Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado – Destinado a clientes que recebem salário em conta de depósito ou benefício na Caixa, com juros pré-fixados e prazo para pagamento de 1 a 48 meses.
  4. Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado – Também é uma opção para clientes que recebem salário pela Caixa. Neste caso, os juros são pós-fixados e o prazo para pagamento varia entre 4 e 36 meses.

Como contratar o Crédito Pessoal Caixa?

Para solicitar o empréstimo da Caixa, é necessário ir até uma agência levando toda a documentação solicitada. Em seguida, será realizada uma análise para aprovar o pedido e definir o limite.

Caso seja aprovado, o contrato é realizado em qualquer agência da Caixa, busque uma mais próxima da sua casa. Após a aprovação do empréstimo, o dinheiro é depositado na conta do cliente, que poderá utilizar a quantia imediatamente.

Impostos e tarifas

Ao optar pelo empréstimo pessoal Caixa, saiba que será cobrado, no ato da contratação, o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Nas opções de empréstimo pré-fixadas, as taxas de juros serão definidas de acordo com a taxa em vigor na data da contratação e deduzidos do empréstimo. As opções pós-fixadas, serão cobradas mensalmente juros e a taxa referencial.

Empréstimo consignado

Tem suas parcelas retiradas diretamente do salário ou da aposentadoria do contratante. Isso permite a instituição financeira ter mais segurança no momento de receber o dinheiro de volta, o que se traduz em valores maiores disponíveis para o empréstimo e juros menores.

empréstimo
Foto (Reprodução da internet)

Taxa de juros

O Banco Central estima uma taxa de juros de 2,5% ao mês para a modalidade de empréstimo consignado, variando entre 1,29% e 5,28% que são os juros mais barato e o mais caro praticados no mercado. Portanto, muito menor que o empréstimo pessoal.

Por ser uma linha de crédito segura para os bancos e barata para o consumidor, o empréstimo consignado é uma importante ferramenta de crédito para as pessoas físicas no Brasil. Quem trabalha com carteira assinada, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS podem contratar.

Como contratar?

​Para saber se sua empresa ou órgão tem convênio, ligue na central de atendimento 0800 726 8068 ou vá até uma das agências. Se você já é cliente e recebe o benefício do INSS, pode contratar crédito consignado pelo Internet Banking ou em qualquer terminal de autoatendimento.

Após a confirmação do convênio de sua empresa ou órgão, vá até uma agência da Caixa e busque mais informações, para entregar a documentação necessária e assinar o contrato do empréstimo.

Se você já é cliente e recebe o benefício do INSS, pode contratar pelo Internet Banking Caixa ou em qualquer terminal de autoatendimento.

Condições para adquirir o empréstimo consignado

  1. É necessário estar trabalhando em uma empresa ou órgão conveniado, ser aposentado ou pensionista permanente do INSS;
  2. Para pensionistas do INSS, o benefício deverá ser permanente e permitir a contratação do empréstimo. Sujeito à aprovação do órgão;
  3. O valor da prestação não pode ser maior do que 30% do seu salário ou benefício mensal;
  4. As prestações mensais são fixas e descontadas do salário ou benefício do contratante;
  5. A contratação passará por uma aprovação de crédito, confirmação da averbação pelo órgão ou empregador e demais cláusulas contratuais do produto.

Outra modalidade: Empréstimo consignado FGTS

Se optar por um empréstimo consignado, você precisará seguir algumas regras de acordo com a Lei 13.313/2016:

  • Limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do seu salário;
  • Os juros do empréstimo pode chegar no máximo 3,5% ao mês;
  • Essa opção de crédito,é diferente do consignado privado convencional. O cliente tem até 48 vezes para parcelamento da pendência;
  • A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Como solicitar?

A Caixa Econômica foi o primeiro banco a oferecer a nova linha consignável. Portanto, para solicitar seu empréstimo, você precisa ir até uma agência da Caixa.

A Caixa aceita essa forma de empréstimo, porque ela gerencia o FGTS e criou um sistema que consegue saber quando o consumidor tem disponível para o FGTS e dimensionar os riscos a partir disso

Diferenças crédito pessoal X empréstimo pessoal

Se você  trabalha com carteira assinada e pode contratar o empréstimo consignado, dê preferência a essa modalidade de crédito, pois os juros são muito menores.

Além disso, o empréstimo consignado evita o endividamento do contratante, pois as instituições financeiras estão limitadas a conceder crédito até o limite máximo de 30% do salário.

O empréstimo pessoal, por sua vez, não tem limite de valor, restando ao cliente o pagamento do valor proposto nos prazos estabelecidos das parcelas, além de que são acrescidos juros mais altos, mesmo que isso esteja além da capacidade financeira do consumidor.

Quem gerencia uma empresa pode oferecer o empréstimo consignado para os seus funcionários ou colaboradores, permitindo que eles possam contratar crédito com uma taxa de juros mais baixa em caso de necessidades

ANÚNCIO