Banco Safra – Descubra como solicitar empréstimo

Ter a possibilidade de pedir um empréstimo pode ser uma boa opção para quem está precisando de dinheiro rápido. Todavia, pode ser um processo um tanto quanto burocrático a depender da instituição financeira. Afinal, diversos quesitos são levados em consideração, principalmente a reputação do consumidor no mercado de crédito. 

O Banco Safra é uma das instituições que oferecem o serviço de empréstimo. Mas será que com tantas opções hoje em dia, sua linha de crédito é mais interessante que as demais? Separamos algumas informações sobre empréstimos no geral e quais alternativas estão disponíveis no Banco Safra e como solicitá-las. 

ANÚNCIO
Banco Safra - Descubra como solicitar empréstimo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja abaixo os temas centrais deste conteúdo:

  • Com o que deve se preocupar na hora de pedir empréstimo;
  • Por que o empréstimo pode ser prejudicial às finanças;
  • Quais as opções de crédito do Banco Safra;
  • Como fazer a solicitação. 

O que saber antes de pedir empréstimo 

Quando uma pessoa procura por um empréstimo, é porque está precisando de recursos financeiros para aplicar em algum lugar. Outro sinal é de que naquele momento esse consumidor não possui o dinheiro e precisa recorrer às instituições. No entanto, antes de chegar a fazer o empréstimo, é válido considerar algumas dicas importantes. 

Banco Safra - Descubra como solicitar empréstimo
Fonte: (Reprodução/Internet)

A primeira coisa que precisa ter em mente ao fazer uma dívida junto ao banco é ter um planejamento financeiro. O empréstimo geralmente é para resolver problemas ou para executar algum objetivo. É um erro tomar emprestado do banco sem planejamento. Estará substituindo um problema por outro ainda maior. 

Por isso, esteja claro sobre qual o percentual da renda mensal poderá comprometer para pagar as parcelas do empréstimo. Além disso, avalie quais são as taxas. No decorrer do texto vamos falar mais sobre os encargos. Também, atente-se ao fato de que não existe apenas uma única opção de empréstimo.  

Conheça as opções de empréstimo 

As taxas de empréstimo podem variar conforme a modalidade. Os empréstimos com garantia, por exemplo, tendem a ter encargos mais baixos, enquanto os sem garantias podem sair mais onerosos. O consignado também é uma alternativa para quem deseja pagar menos taxas e ter o valor descontado diretamente do salário. 

Além disso, tenha certeza de que realmente precisa do dinheiro. Talvez renegociar as dívidas pode ser mais interessante do que fazer um novo adquirir um novo débito. Pode ser que o credor, seja banco ou pessoa física, tenha uma proposta para quitar os valores , como por exemplo o parcelamento. Logo, é válido pensar nessas alternativas. 

Ainda, procure saber sobre as condições do empréstimo, como taxas de juros, antecipação de parcelas, se incidem multas ou taxas mais altas nos casos de atraso. Busque também ter ciência dos seus direitos, como é o caso da incidência de descontos no adiamento das parcelas. Isso é garantido por lei, fique de olho!

Quais são as desvantagens

As vantagens do empréstimo são um tanto quanto claras: pagar uma dívida ou realizar o sonho. Agora, as desvantagens também devem ser colocadas na balança. Os principais pontos negativos giram em torno das taxas e eventuais cláusulas abusivas dos contratos. Fique atento pois os termos são elaborados pela instituição que vai ceder o crédito. 

Banco Safra - Descubra como solicitar empréstimo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Certifique-se de que todas as informações sobre a operação estão claras e se descorda de alguma cláusula. É no contrato que ficam previstas multas, taxas de serviços, juros, obrigações tanto do banco como do consumidor. Quando você assina o contrato, está dizendo que concorda com todos os termos, ficando obrigado a respeitar e cumprir na íntegra as disposições. 

Quanto às taxas de juros, veja se não está pagando muito além do necessário. Alguns especialistas apontam que o empréstimo para a quitação de dívida, por exemplo, só vale a pena quando não fica mais caro que o débito anterior. 

Cuidado com tarifas abusivas

As tarifas abusivas também precisam ser detectadas nos contratos. Constantemente, consumidores movem processos judiciais para questionar tarifas cobradas de forma indevida nas operações de crédito. Fique atento aos percentuais cobrados em:

  • Taxa de serviços jurídicos;
  • Tarifa de avaliação;
  • Seguros;
  • Taxa de serviços de terceiros;
  • Tarifa de avaliação; 
  • Taxa para cadastro.

Opções de empréstimo Banco Safra

Hoje a avaliação é sobre o Banco Safra, uma das instituições bancárias mais antigas do país. O banco trabalha com diversas formas de antecipação de recebíveis, empréstimo e financiamento. Além disso, empreendedores do ramo de agronegócio têm a possibilidade de solicitar créditos por meio do título de Cédula de Produto Rural ou fazer financiamentos para o setor cafeeiro.

Banco Safra - Descubra como solicitar empréstimo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Também é possível ter acesso ao repasse do BNDES com o financiamento de investimentos de construção e crédito para pequenas empresas. No ramo imobiliário, o cliente tem acesso ao Plano Empresário, CCB Imobiliário ou Cessão Imobiliária. O Plano Empresário é uma solução de crédito voltada para o desenvolvimento de negócios imobiliários comerciais e residenciais. 

O Banco Safra oferece financiamento de até 80% dos valores investidos na construção. O prazo de pagamento depende do prazo da obra, do pagamento das parcelas e da carência. Já o CCB Imobiliário tem a ver com o capital de giro que financia os projetos imobiliários. Neste caso, os valores são concedidos em parcela única. 

Empréstimo para adquirir bens 

No caso de aquisição de bens, o Banco Safra oferece os contratos de leasing e de CDC. No caso do Leasing, a instituição adquire o bem e a empresa do cliente pode usá-lo pelo prazo que contratar. Ao fim do contrato, o empreendedor pode comprá-lo. Segundo a instituição, a vantagem do leasing está em poder financiar 100% do bem e contar com isenção do IOF. 

Além de poder fazer o pagamento à vista e melhorar as condições de negociação do bem. A terceira vantagem é que se trata de um financiamento com prazo estendido. Por outro lado, tem o CDC que é voltado para empreendedores que querem financiar a aquisição de equipamentos, aeronaves, veículos, máquinas, que possuem um valor bem alto. 

Ao fechar o contrato de CDC, o cliente também pode financiar até 100% do valor. O empreendedor se torna proprietário do bem, porém ele fica alienado ao banco até o fim do contrato. Ainda assim, o cliente pode ficar utilizando mesmo antes da quitação da primeira parcela. Como pode ver, os empréstimos do Banco Safra são mais voltados para negócios.

Como solicitar

O Banco Safra não oferece a possibilidade de solicitar o empréstimo pela internet. Para contratar a linha de crédito é necessário entrar em contato com o gerente Safra. Ou seja, é preciso ser cliente do banco. No final deste texto, vamos disponibilizar todos os contatos da instituição. Lembrando que em todos os casos citados acima dependem de análise de crédito. 

Banco Safra - Descubra como solicitar empréstimo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quando um cliente já está vinculado a uma instituição financeira específica tem a chance de ter um crédito pré-aprovado. Ou seja, nem sempre foi pedido pelo consumidor, mas está à disposição pelo fato do banco entender que se trata de um bom pagador. Já o crédito que não conta com pré-aprovação, pede uma análise mais detalhada do perfil do consumidor. 

Nos dois casos, é importante manter as contas em dia e, caso tenha cartão, não ter faturas pendentes. Dificilmente, um banco vai conceder empréstimo para quem tem dívidas pendentes ou restrição no nome. Se esse for o seu caso, certifique-se de resolver todos os débitos para garantir a aprovação do pedido. 

Taxas de juros 

Conforme dito anteriormente, o Banco Safra é uma instituição financeira reconhecida no país. Além de está ativa há muitos e ser considerada sólida no mercado. No quesito segurança e confiabilidade, pode ser que os clientes não sejam pegos de surpresa. O que de fato precisa ser avaliado são as condições do empréstimo. 

As taxas de juros de um empréstimo podem variar, independente do banco. A reputação do cliente no mercado de crédito influencia diretamente nisso. Outra questão que vai influenciar é a modalidade do empréstimo, conforme vimos acima no Banco Safra são muitas. É comum que o empréstimo pessoal tenha taxas mais altas. Veja algumas taxas como exemplo:

  • Crédito consignado: taxa de juros entre 1,5% e 1,7%;
  • Crédito Pessoal: taxa de juros de 10,23%.

Em qualquer caso, fique atento ao Custo Efetivo Total da Transação (CET). O que vai tornar as condições dos empréstimos no quesito encargos é esse percentual. Avaliar apenas as taxas de juros pode ser péssimo, pois é o CET que vai dizer se o valor total do crédito vale a pena ou não. No próprio contrato esses valores estão previstos, então tenha cuidado ao ler os termos. 

Para mais informações 

Conforme falamos no tópico “Como solicitar”, o pedido do empréstimo não pode ser feito online. Portanto, o ideal é ligar no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) com o número 0800 772 5755 ou na Ouvidoria através do número 0800 770 1236. Outra dica é pedir suporte por meio do Internet Banking. 

A sede do Banco Safra fica em São Paulo, na Avenida Paulia, nº 2150, no bairro Bela Vista. Existem outras agências espalhadas pelo Brasil. Para encontrar a mais próxima de você, basta acessar o site da instituição através deste link. Por fim, o endereço sede é útil também para o envio de correspondências. 

ANÚNCIO