Jovem Aprendiz Caixa 2020: Inscrições e benefícios

ANÚNCIO

Com a alta da taxa de desemprego, conseguir uma vaga ficou ainda mais complicado depois da quarentena, especialmente para quem não tem nenhuma experiência no currículo, não é verdade? Mas, através do programa Jovem Aprendiz vai ser mais fácil.

E, especialmente se você pretende trabalhar no ramo dos bancos, a Caixa Econômica Federal pode ser uma opção para começar sua vida profissional, mas, lá há alguns pré requisitos para conseguir a vaga, os detalhes você vai ver jaja, nada de spoiler por agora.

ANÚNCIO

Como as empresas, em geral, costumam buscar apenas colaboradores que já têm alguma experiência na área, a porta de entrada para o mercado de trabalho fica bem “estreita”, isso é, difícil de passar para quem está procurando o primeiro emprego.

Jovem Aprendiz Caixa 2020: Inscrições e benefícios
Fonte (Reprodução/internet)

Contudo, um dos problemas dessa cultura organizacional é que a pessoa que está procurando trabalho se encontra em uma situação que não consegue ter uma experiência, exatamente por não ter nenhuma.

Programa Jovem Aprendiz

Sabe aquelas histórias de jovens que acabam abandonando os estudos para poder conseguir um trabalho e ajudar a família nas despesas mensais? Essas histórias são parte da fator propulsor da criação da Lei de Aprendizagem, isso é, a Lei 10.097/00.

ANÚNCIO

Essa lei determina que toda empresa de médio e grande porte tenha de 5% à 15% do seu quadro de funcionários preenchidos por jovens aprendizes, sendo o regime de contrato o CLT, ou seja, carteira assinada e todos os direitos trabalhistas, como férias, 13° e salário mínimo.

Pela lei, os requisitos para ser contratado no regime de menor aprendiz são:

  • Idade entre 14 e 24 anos;
  • Horário de trabalho e de aula não podem ser concorrentes, isso é, não podem ser o mesmo;
  • Nenhuma outra experiência na carteira de trabalho; e
  • Precisa estar cursando ensino, fundamental, médio ou superior;
  • Assiduidade nas aulas.

Contudo, na Caixa há mais algumas especificações que serão tratadas daqui a pouco, e o contrato pode ter a duração de, no máximo, dois anos. No caso da Caixa não há a possibilidade de ser efetivado, afinal, por ser empresa pública, lá é apenas por concurso.

Entretanto, em empresas privadas há uma chance de entrar como jovem aprendiz e acabar sendo efetivado posteriormente.

Especificações exclusivas da Caixa

Como dito ali em cima, na Caixa há alguns requisitos dela, de forma que, além de atender às especificações da lei, para ser contratado no banco federal, o jovem precisa atender às seguintes especificações:

  • A idade mínima é de 15 anos e a máxima de 17 anos;
  • A renda familiar do jovem não pode passar de 50% do salário mínimo por pessoa;
  • O jovem precisa ter concluído o ensino fundamental, ou seja, ter o 9° ano concluído.

Como se candidatar à vaga

Para se candidatar à vaga de Jovem Aprendiz na Caixa, é preciso estar cadastrado em uma das entidades parceiras. Cada estado tem as suas especificações, contudo, as duas que estão presentes em praticamente todos os estados do Brasil são o CIEE e a rede Pró Aprendiz.

Se você ver divulgado em algum site de vaga, ou rede social, como Whatsapp, é fake news, a Caixa não utiliza esses meios para se comunicar. Se você quiser dar uma olhada em qual entidade que atua em seu estado, pode dar uma olhada no site da Caixa.

Outras vagas na Caixa

Além de Jovem Aprendiz, a caixa também contrata estagiários, de forma que na busca pelo primeiro emprego, ou, ganhar mais experiência prática na área que está estudando na faculdade, pode ser uma ótima opção.

No site da Caixa tem uma opção “Trabalhe Conosco” onde é possível estar por dentro de todas as vagas, assim como acompanhar editais para os concursos, caso você queira entrar efetivamente na organização.

Para mais informações, pode ligar no telefone 0800 726-0101

Endereço sede Caixa

SBS Quadra 4 Bloco A Lote 3/4, 21° andar

Asa Sul – Brasília – DF

CEP 70.092-900

ANÚNCIO