Sabe aquele momento que você decide que vai fazer uma viagem para ficar na sua história? Se você está pensando em praias brasileiras, com certeza, esses paraísos serão lembrados em algum momento do seu estudo? São praias que todo mundo deveria visitar um dia.
E para que fossemos o mais eclético possível, a gente pensou em fazer um arranjo que considerasse não apenas uma região do país, mas sim várias. Por isso, você vai ver variações que vão de Norte a Sul, passando especialmente pelo Nordeste e Sudeste do país. Saiba quais são as 6 praias paradisíacas.
6 - Praia do Espelho (Porto Seguro – BA)
A gente vai começar o texto falando de uma praia que é conhecida por muitos brasileiros. Quem ainda não foi até lá, possivelmente, ouviu falar sobre ela porque está na lista das mais famosas do Brasil também. Ela fica em Porto Seguro, no coração da Bahia.
Um dos fatos mais interessantes é que ela carrega consigo não apenas a “imagem” de uma praia lindíssima, mas também tem a ver com o lugar onde o Brasil foi descoberto. Ou seja, é um lugar cheio de cultura, história, além de ser uma das praias mais lindas do mundo.
Há quem esteja em Porto Seguro e faça bate-volta na Praia do Espelho, ao menos para passar pelo lugar que hoje é conhecido como Costa do Descobrimento. O motivo é que, infelizmente, os preços das estadias e hospedagens lá são um pouco acima da média do turismo.
Outras curiosidades da Praia do Espelho
Para quem está pensando e estudando uma viagem para a Praia do Espelho, considere que ela se destaca por ser uma das mais tranquilas da região. Por exemplo, está ao lado da badalada Arraial d’Ajuda e de Trancoso, que são outras belas praias baianas.
Quanto ao acesso para a Praia do Espelho, ele se dá apenas por estrada de terra, o que pode dificultar um pouco a sua ida para lá ou fazer você se sentir ainda mais à vontade para ficar em uma praia que é vista, tantas vezes, com a mais reservada de Porto Seguro.
Ah, tem um último segredo aqui, que não podemos terminar o tópico sem falar: o nome. O nome Praia do Espelho vem do fato de que quando está em suas melhores condições, considerando mar e vento, a praia forma um verdadeiro espelho de água. Bacana, não?
5 – Praia do Bonete (Ilhabela – SP)
Do Nordeste para o Sudeste do país, a gente chega em São Paulo. Você deve saber que as praias paulistas não são as que possuem águas mais acessíveis, né? No entanto, escondido entre tantas, a Praia do Bonete se destaca por alguns motivos muito interessantes.
É uma praia de difícil acesso e isso pode explicar, por exemplo, porque é considerada uma praia paradisíaca. Ela é famosa por permitir passeios de barco e trilhas no Parque Estadual de Ilhabela. As trilhas exigem caminhadas de até 5 horas para se chegar aos pontos mais lindos.
E no meio do caminho se encontra cachoeiras em meio a uma Mata Atlântica reservada. Por tudo isso, não é à toa que o Jornal britânico The Guardian a elegeu como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. E por lá vive uma comunidade caiçara que preserva a cultura local.
Outras curiosidades da Praia do Bonete
É uma praia que fica no Sul da ilha e bem em frente ao mar aberto. Por isso, de lá saem ótimas imagens fotográficas, que já chegaram a vencer e disputar concursos mundiais. Ao mesmo tempo, mantém um mar agitado que dá uma ideia de selvagem, ótima para o ecoturismo.
A orla possui mais de 600 metros de extensão. Entre as principais árvores de lá, algumas que não se encontra em toda praia, como é a Chapéu-de-Sol. No mar, as ondas formas até 3 metros de altura, o que acaba sendo um prato cheio para surfistas de todo o mundo.
Ah, sabe quem já surfou muito naquelas ondas? Gabriel Medina. Nos sites de viagens do Brasil, essa Praia está sempre com uma ótima nota de recomendação, chegando a quase 100% de pontos e comentários positivos por parte dos usuários.
4 – Baía dos Golfinhos (Praia da Pipa – RN)
Voltamos ao Nordeste, meus amigos. A Praia da Pipa é outro dos nomes mais conhecidos no Brasil. É o tipo de lugar que quem nunca foi antes quer ir agora. E quem já foi quer ir de novo, sabe? É um lugar dos mais incríveis do nosso país, que fica na capital do estado.
Para quem vai conhecer a cidade turística, uma boa ideia é visitar o Chapadão, que permite uma foto como nenhuma outra que você tem no seu Instagram. Aliás, aqui já entra uma próxima dica: o Chapadão é um dos lugares mais legais porque fica mais isolado.
Ou seja, os lugares mais acessíveis da Praia da Pipa acabam sendo mais visitados também. Por isso, vale a pena dar uma caminhada e chegar até os verdadeiros paraísos, como é o caso da Baía dos Golfinhos.
3 – Praia do Lopes Mendes (Ilha Grande – RJ)
De algum modo, a gente precisaria trazer aqui o estado do Rio de Janeiro, né. Além da cidade maravilhosa que temos lá e de Angra dos Reis, que quase todo mundo ouviu falar, também é legal considerar a Praia do Lopes Mendes, na Ilha Grande.
Por curiosidade, acaba sendo uma das praias paradisíacas mais acessíveis do país. O clima é bastante atrativo a se começar pelo fato de que lá não tem carros e o único meio para se locomover é o pé. Ou seja, somente caminhando mesmo.
Para quem não quer ou não pode andar muito, uma salvação é o passeio de barco, pelas águas cristalinas que vão da Praia do Abraãozinho até a Praia do Aventureiro. Mas, sem dúvidas, a maior estrela de todas é a do Lopes Mendes, que é isolada, por isso, com pouca estrutura.
Outras curiosidades da Praia do Lopes Mendes
A gente quis trazer um tópico a mais aqui porque vale a pena considerar que muita gente quer saber onde ficar nessa praia, já que ela é bem diferenciada das outras por não ter tanta infraestrutura assim. E aí, você sabe a resposta?
Leve em conta que a Ilha como um todo tem muitos povoados. Assim, um bom exemplo é a Vila do Abraão, que tem um pouco mais de estrutura, ainda que permita um jantar à luz de velas quando falta energia elétrica lá. Tem ainda pousadas e hospedagens no Airbnb.
2 – Ilha do Amor (Alter do Chão – PA)
De volta ao passado. Brincadeira, mas de volta ao Nordeste, vamos lá. Alter do Chão. Esse nome não lhe é estranho, certo? O lugar é um verdadeiro paraíso a céu aberto que fica no Pará e não tem um cidadão de lá que não sente orgulho desse lugar. É um sonho!
Você pode pegar qualquer imagem do Google ou do Instagram e ver como é o lugar. Lindo, maravilhoso, impecável. Se você acredita em céu e inferno, com certeza, lá é o que temos mais perto do céu, amigos.
Bom, especificamente sobre a Ilha do Amor, que já tem um nome para lá de caloroso, saiba que o lugar é encoberto por água em determinada época do ano. Ou seja, é como se fosse um lugar alagado, sabe? E as pessoas ficam na areia ilhada, entre árvores e quiosques.
1 – Ilha do Campeche (Florianópolis – SC)
E vamos terminar lá no Sul do país. A nossa querida Floripa não poderia estar de fora dessa listagem, né amigos? Ah, Floripa! Só quem já foi sabe o que é esse lugar maravilhoso. De fato, é um lugar caro, mas que vale cada centavo da sua paisagem
Campeche é um lugar acessado por barcos e que permite até 800 pessoas por dia. Ou seja, há um número de pessoas que podem estar lá e essa limitação faz do lugar ainda mais disputado porque todo mundo quer conhecer.
Se você busca praias para crianças, com água tranquila e cristalina, além de uma paisagem cerca de Mata Atlântica, com certeza, Campeche vai surpreender você porque tem tudo isso. E um pouco mais, entre morros e encostas.
Outras curiosidades da Ilha do Campeche
A maior curiosidade desse lugar é que ele é chamado de Caribe Brasileiro por muita gente. Fica a menos de 1,5 quilômetro dos grandes centros de Floripa e um tanto quanto longe da capital. Ainda assim, é um arquipélago que encanta brasileiros e estrangeiros.
E para fechar a lista de curiosidades, saiba que a ilha foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Hoje, é uma referência rupestre de 3.500 a.C.
Por onde começar?
Se você curtiu esse texto e viu que as praias paradisíacas no Brasil são muitas, indo de Norte a Sul, um bom começo é em casa mesmo. Como assim? Faça o seu planejamento financeiro, considere estudar as suas finanças, projete a sua viagem e faça esse momento único.
De fato, há lugares que possuem infraestrutura mais adequada e, portanto, são mais caros também. Na outra parte da balança, a gente pode encontrar lugares incrivelmente lindos no nosso país sem precisar gastar muito. Por isso, vale muito a pena esse estudo antecipado.