Descubra como fazer um delicioso pão caseiro

Sabe aqueles dias que dá uma vontade enorme de comer um pão quentinho? Então, uma boa ideia é você mesmo fazer o pão, sabia dessa? Muita gente pensa que é demorado, que é difícil e que é caro. Mas, nada disso. Em pouco tempo e com pouco gasto, você consegue fazer um delicioso pão caseiro.

Descubra como fazer um delicioso pão caseiro
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, nós vamos mostrar alguns dos principais passos para isso. E a gente foi atrás também de trazer soluções para alguns erros básicos que as pessoas cometem e fazem com que a receita não dê certo. Dessa forma, você vai ver que é muito simples fazer um pão em casa, desde que você se atente aos detalhes. 

ANÚNCIO

A origem do pão

Esse tópico parece ser chato, mas não é! É claro que a ideia é que você aprenda a fazer um pão caseiro incrível e vamos ensinar isso sim. Porém, é muito interessante conhecer a história do pão porque ele é um dos alimentos mais falados e mais consumidos do mundo.

Descubra como fazer um delicioso pão caseiro
Foto: (reprodução/internet)

Só de falar nisso você já sentiu o cheirinho de pão recém-saído do forno, não é? Bom, os principais estudos sobre a origem do pão vêm da Mesopotâmia. Assim, nós temos um processo de fermentação que foi criado pelo povo egípcio. 

Tanto é que naquela época, ele era usado como moeda de troca. O mesmo aconteceu na Roma Antiga durante a política do panis et circenses. E ele passou como alimento importante também para a Idade Média, Revolução Industrial, Revolução Francesa e até os dias atuais. 

Os tipos de pães

Aí vem outro tópico muito interessante que acaba sendo uma das curiosidades do pão. Você sabia que existem vários tipos dele, né? O que muda não é apenas o formato, mas sim a composição dele, isto é, os ingredientes que são usados na fabricação.

É por isso que ele acaba sendo um dos alimentos mais versáteis do mundo: no café da manhã, no lanche da tarde, no jantar, na sopa e assim por diante. Atualmente, há versões com grãos, sem glúten, com fibras, integrais, light e muito mais. Os tipos de pães mais modernos são:

  • O pão rústico;
  • O pão de forma integral;
  • O pão sem glúten;
  • O pão vegano;
  • O pão preto;
  • O pão australiano e o italiano;
  • O pão ciabatta.

Agora, independentemente do tipo de pão que você mais gosta, saiba que quase ninguém, no mundo todo, consegue resistir a um cheirinho de pão assado. Então, vamos logo falar do que interessa: como fazer o pão caseiro. Comece pelos ingredientes…

Os ingredientes do pão caseiro

É claro que você tem que considerar a receita que vai usar para fazer esse delicioso pão caseiro. Inclusive, mais abaixo nós vamos dar dicas de ouro para quem não quer errar nessa hora. De todo modo, vamos informar aqui uma lista de ingredientes bem tradicional. 

Descubra como fazer um delicioso pão caseiro
Foto: (reprodução/internet)

Assim, pensando em uma receita de pão simples, que é aquela de forma de bolo inglês, a gente vai precisar de 2 ovos, meia xícara de chá de óleo, 1 xícara de leite morno, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico e 1 colher de açúcar.

Ué, mas é somente isso o que precisa para fazer pão? Na maioria das receitas sim, no entanto, como falamos, em alguns casos pode haver alterações de quantidades ou até mesmo a inclusão de um ou outro ingrediente. Aqui, estamos falando de uma receita fácil de pão.

O fermento biológico e o fermento em pó

Como estamos mencionando sobre os ingredientes, vale a pena a gente considerar aqui essa questão do fermento também. Afinal, muita gente se pergunta: será que tem diferença esses dois tipos de fermentos? Outros perguntam: qual é o melhor para o preparo de pães?

Saiba que sim, há diferenças. E saiba que sim, há o melhor para fazer pão. Veja só. O fermento biológico, usado para o pão, é fresco e tende a gerar melhor resultado para pães e bolos. No entanto, em algumas receitas também é possível usar o fermento em pó.

Essa variação do fermento é mais química e mais versátil. Mas, acaba não sendo indicada para quem visa a produção mais orgânica de pão. A dica é usar o que está na sua receita porque dependendo dos outros ingredientes, um tipo de fermento será melhor do que o outro.

O preparo do pão caseiro

A lista de ingredientes pode mudar e você disso. Agora, sobre o preparo do pão caseiro, parece que há um grande consenso no país todo sobre isso. Isso porque ele passa pela mistura dos ingredientes, pela formação da massa e pelo desenvolvimento da massa.

Descubra como fazer um delicioso pão caseiro
Foto: (reprodução/internet)

Só que mesmo que são apenas 3 etapas mais comuns, saiba que existem vários métodos para passar por tais processos. O método direto é o que fala sobre misturar tudo e amassar. Já o modificado é aquele que adiciona açúcar e gordura para criar massas mais ricas em nutrientes.

  • Mais para o fim do texto, vamos dar dicas de como sovar a massa;
  • Além de também falarmos sobre como adicionar os ingredientes na massa.

Tem ainda o método indireto, também chamado de esponja. Ele tem duas etapas no processo de formação da massa. Assim, a primeira é para que o fermento comece a agir – por isso, também é chamado de método esponja. Depois, tem a parte final. 

Como assar um pão caseiro

Na sequência, após o preparo do pão caseiro, o que a gente tem? A parte de assar ele. Diferente do que muita gente pensa não basta colocar no forno, está bom? É preciso avaliar vários cuidados e detalhes sobre isso, como com as temperaturas.

É no forno que acontece um processo simples: as gorduras derretem, formam-se gases e isso expande o pão. Ou seja, é quando ele cresce. Isso vem da formação das estruturas das proteínas, o que vai causar aquela linda imagem de uma casca crocante no topo, sabe?

Para isso dar certo, fique atento a indicação da temperatura que cada receita usa. Aliás, até mesmo o uso do forno elétrico ou do fogão pode mudar o resultado. Para essa receita, o ideal é usar um forno a 200 graus e que esteja preaquecido. O tempo é de uns 30 minutos para ficar pronto. 

As melhores dicas para fazer um pão caseiro incrível

Bom, você tem praticamente tudo o que precisa para fazer o pão caseiro. Porém, é comum que muita gente não consiga ótimos resultados finais. Foi por isso que criamos mais esse tópico final. A ideia é dar dicas valiosas em algo que você pode estar errando.

Descubra como fazer um delicioso pão caseiro
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, os ovos sempre devem estar em temperatura ambiente e nunca gelados. Sabia disso? Já o leite tem que estar morno, mas jamais pode estar quente demais. Se isso acontecer, ele vai anular a ação do fermento e aí você sabe… não vai dar certo.

Agora vem a dica da farinha: é ideal que se peneire ela antes de adicionar na receita. Isso porque elas podem formar grumos, o que também interfere no crescimento do bolo. O mesmo vale para outras receitas e ingredientes secos, ok? E tem mais dicas.

Outras dicas para fazer um pão caseiro incrível

Sabe aquela casquinha do pão? Para conseguir isso, é ideal que você pincele com ovo o seu pão quando estiver na metade do tempo para terminar de assar, no forno. A dica é misturar o ovo no leite ou com água. É a mesma técnica usada para assar os salgados.

Temos também a dica sobre sovar a massa, que não comentamos durante o processo de fabricação de um pão caseiro. Mas, vamos explicar agora mesmo: para ter um pão fofinho, você tem que usar um cilindro rígido e sovar a massa. Como saber se ele está bem sovado?

Essa resposta é simples: para isso, você tem que avaliar se ele está desgrudando da mão. Uma boa dica é você fazer esse procedimento com as mãos bem secas e enfarinhadas. Depois da mistura dos ingredientes e da sova, tem que colocar a massa para crescer antes de ir para o forno.

A técnica da bolinha no copo

E nós vamos fechar o artigo com outra dica muito valiosa e que, possivelmente, você já ouviu. É uma das curiosidades do pão, aliás, da fabricação do pão caseiro. Para saber se a massa já está pronta para ir ao forno, pegue um pedaço dela e forme uma bolinha.

Então, coloque dentro de um copo de água para que ela afunde. Deixe descansar. Quando a bolinha subir para a superfície do copo, isso indica que a sua massa está pronta para ir ao forno. É hora de assar e você já pode sentir o cheirinho do pão assado.

ANÚNCIO