Cartão Torra – Veja como solicitar

A marca Torra é uma rede de lojas de roupa com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil. Além disso, a empresa também possui uma forte rede de e-commerce. Ou seja, o público que não tem unidade física em sua cidade pode adquirir os produtos pela internet. Assim como outras lojas de moda, a Torra trabalha com cartão de crédito com o objetivo de fidelizar clientes. 

Diferente dos cartões tradicionais, os cartões de lojas podem ser interessantes para quem é cliente assíduo da marca. No entanto, nem sempre vale a pena sair pedindo esse serviço em todas as lojas que costuma fazer compras, não é verdade? Será que no caso do cartão Torra, compensa ser usuário? Veja mais detalhes neste artigo. 

ANÚNCIO
Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os principais assuntos deste conteúdo:

  • Categorias de cartões de lojas;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Benefícios do cartão Torra;
  • Como solicitá-lo;
  • Taxas e juros.

Quais são os tipos de cartões de loja

Antes de falarmos sobre o cartão Torra, é válido considerar algumas informações sobre esse tipo de serviço. Geralmente os cartões de loja podem ser Private Label, Co-branded e Híbrido. Considera-se Priva Label o cartão que é de uso exclusivo na empresa em que foi solicitado. Esse é o caso do cartão Torra, já que os clientes só podem usar o cartão para adquirir produtos da loja.

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Outra alternativa é o Co-branded, que são cartões parecidos com o Private Label. Entretanto, podem ser usados em outros estabelecimentos e não exclusivamente na loja em que foi requerido. As parcerias acontecem diretamente com os bancos que fazem a emissão do cartão. Da mesma maneira, tem o intuito de fidelizar os clientes. 

A última alternativa é o modelo híbrido, que é o cartão que pode ser utilizado em qualquer loja como um cartão de crédito convencional. Porta de um limite de crédito diferenciado para o caso de utilização nas lojas da rede que emitiu o cartão.  Então, como pode ver, nem sempre todas as categorias de cartão vão compensar, principalmente no caso de Private Label. 

Quando compensa pedir um 

Existem pontos a serem avaliados que vão caracterizar se o cartão de loja vale a pena ou não. O primeiro deles é a anuidade, que em alguns casos chega a ser mais alto do que a de um cartão tradicional. Entenda que se a anuidade de cartões que só podem ser utilizados em loja exclusiva for maior do que cartões comuns, já não vale a pena. 

Com tantas opções de cartões sem anuidade, não faz sentido pagar taxas absurdas. Concorda? Agora,  se o cartão oferecer taxa menor, compensa sim. Além disso, fique de olho na taxa de juros no caso de atraso no pagamento da fatura. Da mesma forma que a anuidade, faça a comparação com outro tipo de cartão que é titular. 

O benefício dos cartões de loja é a condição de pagamento. Como titular do cartão, é possível fazer um parcelamento das compras que caiba no bolso e ter acesso aos descontos. Mas não se precipite, pois, apesar de oferecerem parcelamento, algumas lojas cobram taxas altas pela divisão dos valores. No final das contas, a compra com o cartão pode não valer a pena.

Descontos exclusivos para usuários 

A maioria dos clientes de cartão Private Label tem acesso a preços diferenciados. Ou seja, clientes da loja que não possuem o cartão não contam com descontos. Um exemplo interessante dessa modalidade é o cartão Carrefour, além de ser uma loja com uma variedade gigantesca de produtos, utiliza da política de descontos exclusivos para clientes. 

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

É comum ver na prateleira das unidades o preço voltado para quem é usuário do cartão e o preço normal do produto. Outras redes de supermercados também utilizam esse mesmo formato. É válido ficar atento às lojas que exigem a ida do cliente até a unidade para efetuar o pagamento da fatura. Essa prática é um tanto quanto antiquada. 

Hoje em dia, os pagamentos podem ser feitos pelo próprio aplicativo do banco. Antes de contratar cartões de loja, certifique-se que não vai precisar se locomover até a unidade para quitar a fatura. Convenhamos que nem sempre o desconto vale a pena quando você tem que perder o tempo para pegar fila.

Vale ou não a pena?

Bom, a pergunta que não se quer calar é. Vale a pena ou não pedir os cartões de lojas? Então, a resposta é: depende. Depois de analisar todos os pontos que colocamos anteriormente, é válido pensar se de fato é um cliente da loja a ponto de precisar do cartão. Afinal, o benefício principal é ter acesso às condições diferenciadas no ato da compra. 

Agora, se o consumidor já tem um cartão de crédito que oferece maior poder de compra com taxas menores, não vale a pena. Procure evitar acumular cartões de várias lojas, a chance de acabar se endividando é alta e no final das contas vai sair no prejuízo. 

Quais são as desvantagens

Já pincelamos um pouco sobre os contras de solicitar um cartão de loja, mas seremos mais específicos nesse tópico. O primeiro ponto negativo é que a minoria das lojas permitem o parcelamento das compras sem tarifas extras ou taxas de fatura. Pelo contrário, os cartões convencionais acabam saindo mais em conta neste quesito. 

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Também, nem sempre os descontos compensam se colocar tudo na ponta do lápis. Vai precisar pagar taxas de extrato, tarifa de manutenção, taxa de utilização e outras taxas de utilização. Sem contar que algumas empresas não dão todas as informações durante a adesão, o que faz muito consumidor ser surpreendido posteriormente. 

Embora o Código de Defesa do Consumidor seja claro sobre ocultação de informações do público, ainda existem lojas que fazem isso. Não podíamos deixar de fora os casos de atraso no pagamento da fatura. Nessas situações, as taxas cobradas podem ser mais elevadas que as dos cartões comuns. 

É melhor ter cartão de loja ou cartão convencional?

Se leu atentamente todas as informações, sabe que o mais benéfico é ter um cartão tradicional. Ainda mais se ele não cobrar anuidade, como é o caso dos bancos digitais. Inclusive, os cartões podem oferecer programa de milhas e outros serviços de recompensa. Voltamos para o único benefício de cartões de loja que é ter preços diferenciados, se for cliente fiel. 

Benefícios do cartão Torra

Como foi mencionado nos outros tópicos, o cartão Torra é da modalidade Private Label. Ou seja, só pode ser utilizado nas lojas da marca, não sendo compatível com outros estabelecimentos. O principal atrativo do produto é a possibilidade de parcelar em até 5x sem juros as compras em qualquer unidade da loja. Ou até mesmo dividir em até 8x fixas com juros. 

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

O usuário conta com o prazo de até 40 dias para pagar a fatura. Outro benefício que pode interessar o consumidor é a chance de ganhar prêmios nos sorteios das campanhas. Os clientes comuns também têm a possibilidade de sair como ganhador dos sorteios, mas os titulares dos cartões possuem 3x mais chances. 

Ainda, conta com 10% de desconto na primeira compra utilizando o cartão. Além das outras promoções exclusivas para quem for titular. Quanto ao pagamento da fatura, é aquilo que trouxemos como ponto negativo. Só pode ser feito em uma das lojas da Torra, portanto não é possível usar o aplicativo de bancos para fazê-lo. 

Mais detalhes 

Diferente da maioria dos cartões de loja, o cartão Torra é digital. Só pode ser utilizado pelo aplicativo, o que inclui também o acesso à fatura, ela não é entregue na residência do titular. Todo o controle, desde o extrato como ao limite disponível, é totalmente virtual. O último benefício é a possibilidade de pedir cartões adicionais sem pagar nada. 

Como solicitar

A solicitação do cartão Torra só pode ser feita de forma presencial, ainda que o cartão seja virtual. Parece um pouco contraditório, não é mesmo? Enfim, basta apresentar documento original CNH ou RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda. Para encontrar a unidade mais próxima, basta acessar este link.

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Embora os comprovantes de renda e de endereço não sejam obrigatórios, eles podem auxiliar na aprovação do pedido. Assim como  outros cartões, a loja leva um tempo para fazer a análise de crédito. Afinal, não é interessante para a empresa conceder cartão para um cliente que pode deixar de pagar a fatura. 

Se não tiver uma loja próxima, dificilmente vai conseguir fazer a solicitação. Caso exista alguma outra forma de pedir, pode ser viável ligar à central de relacionamento dos cartões. Vamos deixar o contato no final do artigo. 

Avaliação no Reclame Aqui 

Fomos até o portal Reclema Aqui, conhecido por ter diversas avaliações dos consumidores. O cartão Torra é avaliado pelo público com uma nota de 7,6, o que é considerado como “Bom”, conforme os parâmetros do site. 

Todavia, foi possível identificar algumas reclamações referentes à cobrança indevida. Isso é algo para ficar de olho antes de uma eventual contratação. Na página ainda não consta resposta da empresa às queixas desses consumidores. 

Taxas de juro

Essa é a hora mais esperada pela maioria dos leitores, um tópico só sobre taxas de juros e tarifas. Quer jeito melhor para saber se um produto financeiro vale a pena ou não? Então, vamos lá! A boa notícia para quem é interessado pelos produtos da Torra é que o cartão não cobra qualquer anuidade. 

Cartão Torra - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por outro lado, é cobrado o valor de R$ 3,99 referente à tarifa de manutenção. Não é sempre que a tarifa é cobrada, apenas nos casos de saldo devedor no cartão. Ainda, as lojas cobram taxas de juros de 7,90% ao mês nas compras parceladas de 7 a 9x. 

Nos casos de atraso no pagamento da fatura, incide taxa de juros de 17,90% ao mês. Se o cliente pagar valor abaixo do mínimo da fatura e deixar crédito para o mês seguinte, incide o crédito rotativo no percentual de 17,90% ao mês, o que é considerado relativamente alto. 

Demais taxas e tarifas 

Ainda possuem outras taxas e tarifas, como é caso de faturas parceladas em que incide 17,90% de taxa de juros ao mês ou 10,90% ao mês, a depender de cada caso. O valor máximo cobrado para o próximo período de compras parceladas é de 8,90% ao mês. No parcelamento da fatura também incide crédito rotativo, só que neste caso é ainda mais alto, de 18,90%. 

Central de atendimento 

As lojas Torras disponibilizam alguns contatos para tirar dúvidas ou saber mais informações sobre  qualquer outro serviço. A central de atendimento para regiões e capitais metropolitanas é 4020 9766, já para outras localidades é 0800 60 86772. Ou até mesmo pelo WhatsApp 11 4020 9766. 

O link para encontrar uma das unidades das lojas Torra foi deixado no tópico “Como solicitar”. No entanto, a sede da empresa fica em São Paulo, na Av. Paulista, número 407, em Bela Vista. Se desejar enviar correspondências, esse endereço pode ajudar.

ANÚNCIO