Cartão Olé – Veja como solicitar

A Ole Consignado é uma joint venture do Banco Bonsucesso com o Santander. A instituição tem como principal serviço o empréstimo consignado e o cartão de crédito na bandeira Visa. Pode-se dizer que apesar da proposta de cartão ser interessante,  se trata apenas de um complemento do “carro-chefe” da empresa que é a linha de crédito.

Por isso, separamos algumas informações tanto sobre o cartão como empréstimo consignado. Com tantas opções no mercado de crédito, será que os serviços da Olé compensam mais do que os de outras grandes empresas, como o próprio Santander? Vejamos.

ANÚNCIO
Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Leia nos tópicos abaixo o que vai encontrar neste post:

  • O que é o empréstimo consignado e como solicitá-lo na Olé;
  • Vantagens do cartão de crédito;
  • Como solicitar;
  • Taxas, CET e outros percentuais.

Como funciona o empréstimo consignado 

Primeiramente, é necessário saber como funciona essa modalidade de linha de crédito. Então, o empréstimo consignado é uma alternativa atrativa para o público que procura pela concessão de valores junto ao banco. Das alternativas existentes, o consignado tende a ser a mais vantajosa.

Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Geralmente, o empréstimo é solicitado para o pagamento de dívidas com juros mais altos. Se colocar na ponta da caneta, opções como cheque especial, empréstimo pessoal e rotativo do cartão costumam apresentar taxas mais altas e pode acabar não compensando. Por esta razão, o número de pedidos de empréstimo consignado tem crescido no país.

Afinal, o que é o empréstimo consignado? Trata-se de uma modalidade de crédito exclusiva para pensionistas e aposentados do INSS, trabalhadores regidos pela CLT, militares das forças armadas e servidores públicos. Quando o consumidor opta pelo consignado, a instituição faz o débito automático com base no salário ou benefício do cliente. 

Quando a vale a pena 

Assim como qualquer outro serviço de crédito, o empréstimo pode se tornar um verdadeiro vilão quando mal administrado. Portanto, já saiba que nem sempre vale a pena solicitar uma linha de crédito, ainda que seja a mais barata do mercado. O consignado pode valer apena nos casos em que as taxas de juros do negócio são menores que os da dívida. 

Quando um empréstimo é solicitado, o consumidor está fazendo uma dívida, certo? Logo, uma o crédito solicitado não pode ser um prejuízo. Outro fator a ser considerado é o nome no mercado de crédito. Ou seja, não adianta tentar concessão junto ao banco se tem o nome sujo. Caso tenha restrições, pedir empréstimo não vale.

Da mesma forma, o empréstimo não valerá a pena quando for usado para coisas não essenciais. Neste caso, a melhor alternativa é economizar até poder comprar o que deseja. Antes de solicitar um crédito, é necessário ter clareza da finalidade do dinheiro. Caso contrário será apenas mais um meio de endividamento. 

Empréstimo Consignado na Olé

A Olé disponibiliza a contratação do empréstimo online de forma 100% digital, pelo computador ou pelo celular. Segundo a empresa, a proposta é oferecer ao público um procedimento sem burocracia e com taxas mais baixas. O acompanhamento do pedido também é feito totalmente online. 

Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim como em outras instituições, a análise de crédito é personalizada e atende à política interna da própria Olé Consignada. O prazo da operação pode ser entre 24 a 120 meses. O Custo Efetivo Total (CET) da transação é de 1,20% ao mês (15,32% ao ano) e a 2,74% ao mês (38,35% ao ano).

Por exemplo, suponhamos que um beneficiário do INSS tomou emprestado o valor de R$ 10 mil, dividido em 84 parcelas no valor de R$ 205,17. A taxa de juro pode ser de 1,30% ao mês ou 16,77%. Neste caso o Custo Efetivo Total (CET) será de 1,41% ao mês ou 18,28% ao ano. Claro que esses valores podem mudar conforme as condições no momento da contratação.

O que é necessário para pedir empréstimo?

Conforme citado no início do artigo, o empréstimo consignado é destinado para um público específico como pensionistas ou aposentados pelo INSS, trabalhadores vinculados à CLT e servidores públicos. Para solicitar no portal Olé, é necessário portar RG ou CNH, comprovante de endereço, contracheque e tirar uma selfie.

Além do procedimento online, a empresa informa em seu site que é possível solicitar em alguma loja Crediperto. A Olé também tem correspondentes autorizados espalhados pelo país. Tanto no aplicativo da instituição como no portal oficial é possível encontrar dados de um desses profissionais. 

Antes de fazer qualquer negociação, lembre-se de avaliar o Custo Efetivo Total (CET) da transação. É este percentual que vai dizer se a contratação vale ou não a pena. O CET engloba taxa de juros, despesas operacionais e impostos. Não adianta olhar apenas taxas e juros, pois eles são somente uma parte do custo completo da operação.

Vantagens do cartão de crédito 

Falando agora de cartão de crédito, a Olé oferece uma única modalidade de cartão e na bandeira Visa. A instituição não cobra nada pela emissão ou manutenção do cartão, além de ser anuidade free. Segundo a empresa, as taxas do consignado são 4 vezes mais baixas que os cartões convencionais.

Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim como outros cartões, é possível fazer saques do limite de crédito em dinheiro. Ainda, o cartão é internacional, sendo aceito em mais de 27 milhões de estabelecimentos, dentro e fora do Brasil. O usuário também tem direito a descontos especiais nas lojas parceiras da Olé. Algumas das marcas são nas lojas Netshoes, Esfera e Zattini.

Além disso, oferece descontos e vantagens em viagens e gastronomia. As lojas parceiras são Movida e Decolar.com. Os usuários do cartão podem ter até 15% de desconto no aluguem de veículos e até 60% nos pacotes de viagem, hotéis, cruzeiros e aluguel de carro feitos no site da Decolar.

Cartão para negativados 

O principal diferencial do produto é que até mesmo as pessoas negativadas podem ter o cartão de crédito. Normalmente, pessoas que possuem restrições no nome e no CPF têm dificuldade de ter acesso ao crédito. Isso porque as instituições financeiras não sentem confiança em conceder valores para este público.

Lembrando que é comum os bancos fazerem análise do perfil do consumidor antes de aprovar o pedido de cartão. Para as pessoas negativadas, os cartões pré-pago costumam ser a melhor alternativa, pois não exigem aprovação de crédito. No caso do cartão Olé, a instituição informa que é possível esse público solicitar o cartão na função crédito.

O ideal é que primeiro seja feita a limpeza do nome e a quitação das dívidas. Ainda que o cartão seja oferecido, pode ser perigoso para quem ainda não está com tudo em dias e acabar aumentando os débitos. Após fazer a devida regularização e o devido planejamento financeiro, é possível solicitar cartões e utilizá-los tranquilamente.

Como solicitar

A solicitação do cartão Olé é feita diretamente no site da instituição. Para acessar basta clicar aqui e seguir os próximos passos. Ao abrir a página, verá logo no começo da tela a opção “Peça o seu cartão”. Depois disso, o sistema informa pede que o interessado faça uma breve leitura da Política de privacidade da empresa.

Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

É válido lembrar que o cartão é para pessoas que desejam ter acesso ao crédito consignado da empresa. Portanto, precisa se encaixar no público exclusivo: pensionistas ou aposentados do INSS, servidor público ou trabalhador regido pela CLT em empresas privadas. As informações disponibilizadas durante o processo serão utilizadas para simulação da oferta de crédito.

Caso concorde, basta se direcionar ao campo “Avançar”. Em seguida, é necessário informar qual é a fonte pagadora da pensão, aposentadoria ou do salário. As opções são: Federal, Estadual, INSS ou Municipal. Após selecionar uma dessas alternativas, basta clicar em “Avançar”. Depois selecione o órgão da fonte pagadora, dando prosseguimento em “Avançar”.

Próximos passos

Posteriormente, o site pede para selecionar qual é a situação funcional, “Ativo”, “Pensionista” ou “Aposentado”. Concluída essa etapa, será a hora de inserir o número do CPF para a instituição fazer a análise de crédito. Depois disso, é só inserir a matrícula como servidor, pensionista, aposentado ou trabalhador ativo que consta no comprovante de rendimentos.

Outros dados poderão ser requeridos durante o procedimento. Certifique-se de informar todos eles corretamente para a devida avaliação. Após análise da Olé, a empresa entra em contato informando se aprovou ou não o pedido. O acompanhamento da solicitação é feito pelo aplicativo Olé Consignado.

As considerações sobre o cartão Olé são positivas, principalmente para o público o qual o produto é voltado. As vantagens de zero anuidade e a ausência de cobrança de outras funções também é relevante. Sem contar a possibilidade de pessoas negativadas poderem solicitá-lo. A cautela fica por conta do consumidor.

Taxas e Juros

Conforme dito anteriormente, o cartão de crédito Olé é sem anuidade. As taxas que incidem variam conforme a fonte pagadora do pensionista, aposentado ou ativo. No caso dos usuários vinculados ao INSS, as taxas são as menores da instituição sendo 3% ao mês.

Cartão Olé - Veja como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

O Custo Efetivo Total (CET) da transação é de 3,16% ao mês e 45,34% ao ano. No caso da esfera Federal, as taxas são de 3,35% ao mês. Já o Custo Efetivo Total (CET) é de 3,53% ao mês e 51,54% ao ano. Nos conveniados ao Estado, a taxa média é de 4,50% e CET de 4,71% ao mês e 73,70% ao ano. 

Já nos usuários vinculados aos Municípios, a taxa média é de 4% ao mês e  63,72% ao ano. A instituição não informa o valor do crédito rotativo. No caso dos cartões Santander, o juros é de 12,20%.

Avaliação do consumidor 

Para ter uma breve noção da reputação da empresa, consideramos as avaliações do portal Reclame Aqui. Foi possível constatar que algumas reclamações não foram respondidas pela instituição financeira. 

Dentre as queixas estão valores descontados indevidamente e valor do consignado não recebido. A Olé está avaliada em 7.3/10, o que é considerado Bom com base no parâmetro de avaliação do site.

Central de atendimento 

Caso queira tirar dúvidas sobre os serviços da Olé, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento. Os números para resolver questões sobre cartão de crédito são 4001 4451 (regiões metropolitanas e capitais) e 0800 728 4451 (outras localidades). Para tratar sobre empréstimo, os contatos são 3003 4324 ou 0800 709 1234.

O horário de atendimento dos canais de comunicação é de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00. O endereço para correspondência é Avenida Nicolas Boer, nº 399, Corporate Time, São Paulo. A sede do Banco Santander também fica em São Paulo, sob endereço Avenida Juscelino Kubitschek, 2.041.

ANÚNCIO