Baixe a CNH Digital e evite multas

Ter a CNH sempre disponível é algo essencial para quem dirige todos os dias. Imagine ser surpreendido por uma blitz e precisar levar uma multa pela ausência do documento? Para essa e outras situações, foi criado a CNH Digital que veio para facilitar a vida de muita gente.

ANÚNCIO

A CNH Social é muito fácil de ser solicitada, nós vamos falar sobre o passo a passo por aqui. Além disso, ele é bastante segura e o usuário não corre o risco de sofrer com algum tipo de fraude.

A tendência é que com o passar dos anos todos os documentos sejam digitalizados, começar pela carteira de motorista pode ser algo positivo. Se ainda tem dúvidas a respeito dessa opção, continue por aqui e conheça essa novidade.

Baixe a CNH Digital e evite multas
Fonte: reprodução/internet

Então, ficou curioso e quer saber como baixar o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no seu celular e não ter mais que se preocupar quando vir uma blitz? Continue por aqui. 

Quem pode solicitar a CNH Digital

A versão digital está disponível para motoristas que tem o QR Code no verso do documento. Quem ainda não possui a carteira com essa caracterização, pode solicitar uma nova e pagar pela segunda via, ou então aguardar a troca do documento na data estipulada.

Os motoristas que já possuem a carteira com o QR Code podem fazer os procedimentos que vamos mencionar aqui. Trata-se de alguns passos simples.

Começando a usar a CNH Digital

O primeiro passo para obter a CNH Digital é realizar o cadastro no sistema do Governo. Para realizar esse cadastro, não tem burocracia nem complicação, é um menu bem simples e intuitivo.

ANÚNCIO

Acesse o site do Denatran, clicando aqui. Clique em “habilitação”, daí vai aparecer uma página solicitando o número do seu CPF e em seguida, serão solicitados outros dados. Após a conclusão, você já estará registrado no sitema e apto para começar a utilizar o aplicativo.

Como fazer o download do app

O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e IOS. Para fazer o download, observe o seu tipo de aparelho e clique nos links abaixo:

Após o download, vai aparecer a opção de fazer o login no sistema, na parte de baixo tem a opção de “cadastrar”. Clique nela e siga os passos que vão se seguindo, os dados precisam ser preenchidos igual ao seu RG.

Com o cadastro feito, pelo aplicativo você vai conseguir ver o documento do carro que está no seu nome, as multas que estão no seu CPF, ou no carro que está em seu nome e, por fim, vai conseguir ter acesso à sua habilitação.

Importância do código de segurança

Ao cadastrar a CNH no app, o usuário receberá um código de 4 dígitos que deverá ser utilizado todas as vezes em que o app for aberto. Esse código é importante porque garante que as informações do usuário estarão protegidas.

Digitalize mais documentos

Como mencionado, o Plano de Governança Digital já está disponível para outros documentos. Ou seja, hoje em dia não é mais necessário andar com muitos documentos físicos, basta estar com o celular e pronto.

As outras opções de documentos digitais disponíveis são as seguintes: CRLV, Carteira de Trabalho, e-Título, CPF e Certificado Internacional de Vacinação.