Baixe a CNH Digital e evite multas em 2020

ANÚNCIO

Sabe quando você está dirigindo tranquilamente e de repente vê aquela blitz parando um monte de carros? primeiro você continua tranquilo, depois lembra que está sem a CNH. O nervosismo começa a vir, as mãos começam a suar, é, não é uma sensação legal.

Esquecer os documentos em casa não é algo tão surpreendente assim, afinal, poucas vezes precisamos deles, não é verdade? Mas, as leis de murphy agem e só precisamos deles, quando estão em casa

ANÚNCIO

Agora você não precisa mais sofrer com isso, pode baixar o aplicativo oficial do governo e ter sua CNH no celular, até por que, o celular quase ninguém esquece, já que fazemos praticamente tudo através dele, desde usar o GPS até pagar contas.

CNH Digital
Fonte (Reprodução/internet)

Então, ficou curioso e quer saber como baixar o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no seu celular e não ter mais que se preocupar quando vir uma blitz?

Começando a usar a CNH Digital

O primeiro passo que você vai precisar, é realizar o cadastro no sistema do Governo, mas fica tranquilo que para esse cadastro não tem burocracia nem complicação, é um menu bem simples e intuitivo.

ANÚNCIO

Quando você baixar o aplicativo da CNH Digital, vai aparecer a opção de fazer o login no sistema, na parte de baixo tem a opção de “cadastrar”. Clique nela e siga os passos que vão se seguindo, os dados precisam ser preenchidos igual ao seu RG.

Cadastro feito, pelo aplicativo você vai conseguir ver o documento do carro que está no seu nome, as multas que estão no seu CPF, ou no carro que está em seu nome e, por fim, vai conseguir ter acesso à sua habilitação.

Para ter a habilitação, você vai precisar criar uma senha e, também, apontar a câmera para o QR Code que fica dentro da CNH. Se no seu documento não tiver esse código, é sinal que ele é antigo e você vai precisar renovar.

Governança Digital, a mudança que originou a CNH Digital

A carteira de motorista digital foi só uma das diversas mudanças feitas pelo Governo em seus processos, documentações etc. O plano de Governança Digital foi feito em 2016 e o plano estratégico atualizado no ano de 2018.

O que ele institui é que os processos governamentais comecem a ser feitos de forma digital, tanto as solicitações como os próprios documentos em si.

Com isso, hoje temos a carteira de motorista digital, o título de eleitor, carteira de trabalho e tudo unificando no mesmo cadastro, quando você se cadastrar pelo app da CNH Digital, vai realizar o login no mesmo sistema quando baixar a carteira de trabalho (CTPS).

Outros benefícios da Governança Digital

Embora os aplicativos sejam uma mão na roda e ajudem bastante, não estão entre o principal benefício da implementação de uma transformação digital no Governo e na forma dele se relacionar com a população.

A principal vantagem de uma real transformação digital é a melhoria na comunicação entre Estado e população, por exemplo, sabia que no site da câmera você consegue participar das sessões que estão acontecendo?

Além de melhorar a comunicação, através do portal da transparência você consegue ver salários de colaboradores, orçamentos aprovados, despesas, enfim, ele não carrega o nome de portal da transparência atoa.

Embora ainda falte alguns passos a serem dados para uma implementação real e completa, o Brasil está trilhando o caminho para viver uma transformação digital genuína.

Na realidade, a transformação digital está influenciando praticamente todos os aspectos de nosso dia a dia, a forma como conhecemos pessoas e nos relacionamos, instituições bancárias, os filmes que vemos, tudo está se tornando cada vez mais digital.

ANÚNCIO