7 lagoas imperdíveis pelo Brasil

No Brasil, é possível encontrar todo tipo de paisagem que você pode imaginar. É claro que a gente sempre tem na mente as praias brasileiras, que estão entre as mais belas do mundo. Por outro lado, você sabia que as lagoas também encantam gente do planeta todo?

E tanto é verdade que há inúmeros turistas que saem de seus países justamente para visitar tais lugares. Isso pode ser no Rio de Janeiro, no Amazonas, no Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina e muitos outros lugares. Vamos falar de 7 lagoas imperdíveis do país.

ANÚNCIO
7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

7 – Lagoa Azul (Ilha Grande – RJ)

Você pode achar que é brincadeira. Mas, não é. O nome “Lagoa Azul” é um dos mais comuns no mundo todo e tanto é que virou nome de filme, né. No entanto, aqui no Brasil, o lugar mais conhecido com esse nome fica na Ilha Grande, bem no coração do Rio de Janeiro. 

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

É um lugar com águas claras e bem tranquilas que formam uma piscina natural única. O lugar é protegido por várias pequenas ilhas, como a dos Macacos, a Ilha Comprida e a Redonda. Assim, se torna uma referência entre os lugares para praticar o snorkel. Outras “Lagoas Azuis” são:

  • Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses (AM)
  • Lagoa Azul de Presidente Figueiredo (AM)

Dentro da água, dá para encontrar peixes coloridos e estrelas do mar. Já na alta temporada, cria-se os bares flutuantes, que ficam atracados por lá e garantem petiscos para os turistas. Para se chegar até essa Lagoa Azul somente com barcos a partir da Vila do Abrão.

6 – Poço Azul (Chapada das Mesas – MA)

A gente não vai se ater aqui a explicar ou falar das diferenças entre lagoas, lagos, poços, entre outros. O que queremos é relatar sobre lugares que são assim: com muita água cristalina e paisagens exuberantes. Combinado? E o Poço Azul entra nessa linha.

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, a Chapada das Mesas, que fica no Maranhão, é um dos destinos mais surpreendentes do país todo. Aliás, a maneira mais comum e mais fácil de chegar até lá é partindo de Imperatriz e usando um avião para isso. Depois, ainda tem um percurso de estrada. 

Ou seja, não é qualquer um que tem disposição e disponibilidade para chegar nesse lugar, certo? E isso faz dele um dos mais incríveis de lá. O lugar tem formações rochosas que fazem parte do Cerrado Brasileiro e que conta com cachoeiras e rochas de calcárias. Vai perder?

5 – Lago Misteriosa (Bonito – MS)

Até aqui é bem provável que você tenha visto que a maioria das lagoas possuem nomes que remetem a alguma característica dela, certo? Então, esse tópico pode ter deixado você bastante curioso. Afinal, o que tem de misterioso nessa lagoa de Bonito?

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Antes, vamos aos fatos. O lugar também é ótimo para a prática de esportes aquáticos como o mergulho, a flutuação, o snorkel e outros. Agora, vem o fato que você quer saber: a lagoa fica dentro de uma caverna, de onde dá para ver peixes coloridos, águas azuis, etc. 

Talvez, mais do que misteriosa, essa lagoa poderia ser chamada de lagoa profunda, afinal, são mais de 220 metros de coluna de água, o que a torna uma das mais interessantes cavernas inundadas do país. Ah, e até chegar lá dá para fazer uma caminhada/trilha bem intensa. 

4 – Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro – RJ)

Você até pode torcer o nariz agora. Mas, calma. Apesar de estar entre as mais conhecidas, mais faladas e até mesmo mais comuns entre todas as lagoas do país, a Rodrigo de Freitas é um dos lugares mais exuberantes do nosso país e vale a pena cada respiro que se dá lá. 

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Ela fica entre os morros do Rio de Janeiro, que é por si só um lugar bem incrível, né. Para quem mora lá no Rio, o lugar é um dos mais usados para corridas, caminhadas, pedaladas, descanso. Afinal, apreciar aquela vista é algo único e que não é para qualquer um, viu. 

A orla total da Lagoa tem pouco mais de 8 quilômetros e está cheia de restaurantes, bares, clubes. Há o Parque do Patins, o Corte do Cantagalo, piqueniques a céu aberto e muito mais. É um lugar diferente do que falamos até aqui por ser mais urbano, mas incrivelmente lindo.

3 – Lagoa do Paraíso (Jericoacoara – CE)

Esse texto está fazendo bastante trocadilho, mas nem tudo é proposital, viu. De fato, esse lugar é um paraíso, o que explica o nome da Lagoa, que entra na nossa terceira posição do texto, como se fosse uma medalha de bronze. Mas, para muita gente, o lugar vale ouro.

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

É uma lagoa de água cristalina, ótima para o mergulho e para relaxar. Quem curte passar as férias longe da cidade e deitado em espreguiçadeira, com certeza, esse é um lugar dos mais indicados. A infraestrutura é bem completa, com pousadas, bares e restaurantes.

Para quem tem mais flexibilidade em escolher a data da viagem, uma boa ideia é pensar nos meses que variam de agosto a setembro, quando tem bons ventos e isso permite até mesmo pipas de kites e velas de windsurfe colorindo o lugar. Fica a 30 minutos de Jericoacoara.

2 – Lago de Mundaú (Maceió – AL)

Para quem nunca foi para Alagoas, quando começa a pensar sobre isso, vem um monte de ideia na cabeça, fora aquelas que estão na internet. Só que para quem curte lagoas e lagos, a região de Mundaú é uma ótima opção porque lá tem um dos maiores ecossistemas do estado.

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Ele tem 600 quilômetros quadrados de superfície. O lugar é visto com um dos mais importantes também em termos de aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos de Maceió. Por lá, você encontra saveiros, pescadores, rendeiras, restinga, manguezais, etc. 

Em termos de praias, há várias isoladas. Já o Lago de Mundaú tem muitas embarcações, que tornam o cenário uma coisa linda, como de filmes. Já ouviu falar das rendeiras de Maceió? Uma boa parte delas ficam lá também. Sem falar das lojas de artesanato.

1 – Lagoa da Conceição (Florianópolis – SC)

E vamos fechar com a Lagoa lá do Sul do país, de Floripa. O lugar é chamado de “point de todas as tribos” porque fica bem no centro geográfico da cidade. Essa posição estratégica é ideal para quem visa explorar a ilha toda. Afinal, fica bem no coração do lugar.

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Durante o dia e a noite há um movimento bastante intenso em algumas regiões, como no centrinho, que tem muitas lojas, restaurantes, cafés, música. Ao sábados e domingos, as feirinhas reúnem artesãos na Praça Bento Silvério.

Já no entorno da lagoa, tem a Avenida das Rendeiras, que é para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre, como corridas e pedaladas. De um lado você tem uma espécie de calçadão e, de outro, você tem as pranchas de Windsurf e de Kitesurf.

Outras lagoas para conhecer no Brasil

Se você gostou dessa lista de lagoas disponíveis no Brasil, porém, acha que ficou faltando alguma, saiba que não foi fácil fazer esse tipo de seleção. Afinal, o Brasil é um dos países mais ricos em termo de lagoas bonitas, exuberantes e incríveis. 

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

De todo modo, você também pode pesquisar lugares como o Lago Paranoá (Brasília – DF), Lagoa das Araras (Bom Jardim – MT), Lagoa de Araruama (Rio de Janeiro – RJ), Lagoa do Cassange (Península de Maraú – BA), Poço do Encanto (Sengés – PR), Gruta Azul (Iraquara – BA).

Por curiosidade, se você busca uma viagem mais econômica ou até mesmo sem querer ficar planejando muito, uma boa ideia pode ser a de pensar em pacotes de viagens que permitem os passeios em lagoas. Há essa possibilidade. 

Pacote de viagem para as lagoas de Jericoacoara

Como já falamos desse lugar e acabamos de mencionar os pacotes de viagens, que tal você considerar um exemplo? Hoje em dia, a CVC Viagens tem planos para quem quer conhecer várias lagoas da cidade paradisíaca.

7 lagoas imperdíveis pelo Brasil
Foto: (reprodução/internet)

 Entre essas lagoas de Jericoacoara, podemos citar aqui:

  • A Lagoa do Paraíso;
  • A Lagoa do Coração;
  • A Lagoa da Torta;
  • A Lagoa Azul.

Se você gostou dessa ideia, saiba que dá para encontrar todas as informações sobre o pacote em uma unidade da empresa ou em qualquer outra agência que preferir. Inclusive, eles contam mais sobre esse lugar que fica a menos de 300 quilômetros de Fortaleza e tem dunas, mangues e praias em torna da vila de pescadores. 

O que levar ao viajar para uma lagoa?

Essa é uma boa pergunta e que traz dúvidas para muitas pessoas. No entanto, considere que ainda que você vá para uma lagoa, quase sempre a recomendação é a mesma que fosse para as praias ou para as cachoeiras. Isso porque estamos falando sobre água, sol e paisagens.

Portanto, o protetor solar, o repelente, água e tudo mais que você já sabe devem fazer parte da sua mochila. O que vai mudar é que geralmente para se chegar até a lagoa é preciso passar por uma trilha, o que vai exigir também calçados apropriados e muita disposição. Bora?

ANÚNCIO