Aprenda como fazer pagamentos pelo WhatsApp com a nova função do app

ANÚNCIO

O Whatsapp hoje é o principal meio de comunicação dos brasileiros, ele é usado para fins pessoais e comerciais e a cada dia que passa procura trazer inovações que agradem os seus usuários.

Uma das novidades que já conquistou muita gente foi o Whatsapp Business, plataforma com finalidade de auxiliar a comunicação entre os comerciantes e seus clientes trazendo algumas funções específicas.

ANÚNCIO

Mas em sua ultima atualização o Whatsapp liberou a opção de fazer pagamentos, via transferência, para outras pessoas dentro do próprio aplicativo. Essa novidade está disponível para teste apenas no Brasil desde o mês de Julho deste ano.

Aprenda como fazer pagamentos pelo WhatsApp com a nova função do app
Fonte: (Reprodução/internet)

Fique por aqui e entenda um pouco melhor sobre essa nova função do Whatsapp e como pode ser simples começar a usá-la.

Novidade exclusiva no Brasil

No portal G1, o Whatsapp se pronunciou e explicou o porquê essa novidade é exclusiva no Brasil. A empresa justificou dizendo que que o Brasil é um país onde as pessoas usam muito a plataforma para fins pessoais e comerciais.

ANÚNCIO

“Sabemos que os usuários locais amam o WhatsApp e entendemos que o fornecimento deste recurso pode ajudar a acelerar a conscientização e a adoção de pagamentos digitais”, disseram os responsáveis pela plataforma.

Então a ideia é que este recurso seja uma maneira de apoiar o desenvolvimento das pequenas empresas e da economia do país.

Como funciona a ferramenta

As transações serão feitas através das próprias conversas no Whatsapp, mas primeiramente é importante dizer que nem todos os usuários estão tendo acesso a essa função, pois aos poucos os aplicativos estão sendo atualizados.

Cada usuário poderá enviar no máximo 1.000 reais por cada transação e usar este recurso até 20 vezes ao dia, desde que totalize no máximo 5 mil reais enviados ao mês. Não haverá nenhuma taxa para usuário do Whatsapp normal fazer o envio e na própria conversa é possível visualizar o status da transação.

As empresas que utilizam o Whatsapp Business também poderão usar essa nova função e os usuários que tiverem cadastrado o cartão na plataforma terão a opção de finalizar as compras por ali, mas para isso os empreendedores contarão com uma taxa de 3,99% por transação.

Como fazer os pagamentos com o Whatsapp

Para que cada usuário consiga fazer as transferências pelo o Whatsapp primeiramente é preciso cadastrar um cartão de débito no Facebook Pay. Veja um passo a passo para que fique mais claro:

  1. Ao entrar na conversa procure pelo menu de enviar arquivos e imagens, por lá terá um ícone com o nome “Pagamentos”;
  2. Ao clicar neste ícone a plataforma irá direcionar o usuário a criar uma conta no Facebook Pay;
  3. Depois de cadastrar um cartão com a função débito será necessário criar uma senha de no mínimo 6 números;
  4. Ainda realizando o processo de cadastro o app irá exigir a inclusão de um CPF e nome completo;
  5. Para concluir o banco responsável pelo cartão cadastrado irá enviar uma mensagem com um código para confirmar o pedido.

Enviar um código foi a maneira que o Whatsapp encontrou para que somente a pessoa responsável pelo cartão consiga cadastrar, então em caso de roubo ou clonagem o usuário estará seguro.

A senha será pedida todas as vezes em que o usuário quiser fazer uma nova transação dentro da plataforma, mesmo que o cadastro já tenha sido feito.

Bancos parceiros

É importante lembrar que nem todos os bancos já liberaram a opção de cadastro do cartão no Whatsapp, até o momento apenas quem tem conta no Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Woop poderão desfrutar dessa novidade.

ANÚNCIO