Aprenda como diminuir a dor nas Cólicas Menstruais

ANÚNCIO

Mensalmente o corpo feminino vivencia as transformações advindas do ciclo menstrual que costuma ter duração de 28 dias. Enquanto o ciclo menstrual acontece, muitas mulheres comumente relatam dores abdominais causadas pelas cólicas.

As cólicas menstruais acontecem devido a presença de substâncias no organismo que contraem a região uterina, auxiliando na liberação do sangue menstrual, por isso normalmente, pode-se sentir dores de intensidades diferentes na região abaixo do ventre ( região pélvica).

ANÚNCIO

Especialistas em ginecologia atestam que as dores das cólicas menstruais costumam ser mais intensas após a menarca, porém durante toda a vida fértil da mulher, muitas poderão vir a sentir de pequenas, moderadas a fortes dores em decorrência do ciclo ovulatório e outras causas.

Aprenda como diminuir a dor nas Cólicas Menstruais
Fonte: Reprodução/Internet

Aprenda agora neste artigo dicas para lidar com esse período e diminuir as dores das cólicas menstruais.

O que são cólicas menstruais?

Dismenorréia ou cólica menstrual consiste em uma espécie de dor localizada na região pélvica, acarretada pelo estímulo de substâncias denominadas prostaglandinas. Elas são liberadas durante o ciclo menstrual e são responsáveis por impulsionar contrações no útero para eliminar o endométrio, o tecido formado todo mês na parede uterina para receber um embrião.

ANÚNCIO

Essa é a sua natureza primária, mas podem ter também a forma secundária, ocasionada por distúrbios no sistema reprodutivo da mulher.

Quais as causas das cólicas menstruais?

A passagem do tempo habitualmente pode trazer alívio das dores das cólicas menstruais, isso porque as primeiras menstruações da mulher lidam com óvulos em fase de amadurecimento, como também com útero diminuído.

Na vida adulta, fortes dores, podem estar associadas a causas externas como o uso de absorventes intravaginais e também pela presença de alguma patologia.

Dicas para amenizar ou diminuir as dores das cólicas menstruais

Essas dicas podem ser muito úteis para diminuir as dores menstruais decorrentes das cólicas, entretanto, caso a dor ainda persista em grande intensidade e em conjunto com outros sinais e sintomas, o melhor é procurar ajuda profissional de um especialista médico para que o mesmo investigue um diagnóstico e repasse a terapia adequada para o seu caso.

Dica 1- Massagem na região pélvica

Utilizando as pontas dos dedos em movimentos circulares e suaves, é possível fazer uma pressão na região, assim como massagear também a região das costas, conjunta a região abdominal onde a dor está localizada e pés. Isso irá estimular a circulação sanguínea. Após ficar deitada de bruços também é uma ótima opção para testar quanto ao alívio da cólica menstrual.

Dica 2- Consumo de chás

Muitos chás de plantas e ervas diferentes são recomendados para amenizar as dores menstruais, visto que possuem efeitos relaxantes e analgésicos. São eles: chá de canela, erva cidreira e hortelã.

Dica 3- Compressa de água quente

Fontes de calor na região localizada das dores também irão estimular a circulação sanguínea, fazendo com que toda a musculatura fique em estado de relaxamento. As bolsas de água quente são muito recomendadas para a aplicação do método, mas também pode-se experimentar com uma toalha morna.

Dica 4- Praticar exercícios físicos

A prática de uma atividade física é mesmo fundamental para quase todo tipo de mal estar do corpo, assim como para evitar dores e desconfortos. A intensidade da cólica menstrual pode reduzir com o estímulo do exercício físico, já que ele aumenta o fluxo e o aporte de sangue em regiões musculares. Ademais, tensões e estresse comuns do ciclo menstrual também podem ser amenizadas.

Dica 5- Consumir e evitar determinados alimentos

Assim como a prática regular de uma atividade física, uma alimentação saudável será essencial para diminuir as dores das cólicas menstruais, a curto e longo prazo. O recomendado é consumir alimentos ricos em cálcio, magnésio e  vitamina D e evitar o consumo de industrializados (refrigerantes, Fast food, cafeína) e alimentos em geral com alto teor de gordura.

Dica 6- Acupunctura

Essa técnica já se mostrou muito eficaz para a amenização das cólicas menstruais, sendo indicadas para inclusive substituir medicamentos. As agulhas inseridas parecem estimular a liberação de hormônios incumbidos de diminuir o desconforto na região pélvica.

Dica 7- Descanso e distração

Se durante o ciclo menstrual é comum os picos de hormônios originarem mudanças de humor e aumentar o estresse, o importante é tentar remediar esses fatos, evitando ao máximo situações de estresse, buscando distrair-se com atividades que tragam prazer, como assistir a um filme, por exemplo.

Para mais procurar descanso quando possível, essa é uma excelente maneira de buscar e encontrar o equilíbrio corporal.

ANÚNCIO